I ENCONTRO DE CAMERATAS EM LUÍS GOMES

No próximo dia 19 de abril, com o apoio da Prefeitura de Luís Gomes e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o município de Luís Gomes terá um dia diferente, com a apresentação da Camerata de Cordas (Conservatório-UERN), Camerata Jovem (Luís Gomes) e Camerata da Felc (Uiraúna-PB).
Segundo o professor Isac Rufino, do Conservatório de Música D’Alva Stella Nogueira Freire, esse é o primeiro encontro dessa natureza que acontece na região e visa a formação, o incentivo e a troca de experiências entre os membros das Cameratas. “Esses grupos camerísticos são compostos por instrumentos de arco (da família do violino). Entre os três grupos, a Camerata de Cordas do Conservatório de Música D’Alva Stella é a que possui mais experiência. A Camerata Jovem, de Luís Gomes, é um grupo iniciante bem como a Camerata da Felc, de Uiraúna/PB”, ressalta o professor.
Ele acredita que o momento se “configura como rico para os envolvidos, tendo em vista que, na região oeste, essa formação de grupos é rara e não existia até meses atrás. É uma realização da Prefeitura Municipal de Luís Gomes sob coordenação de Leandro Fernandes, discente do curso de música da UERN”, diz o professor, que coordenará os trabalhos realizados.
O Conservatório e a UERN está apoiando o evento através da participação da Camerata de Cordas. Haverá palestras e oficinas durante o dia e uma apresentação à noite.
Logo após a realização do concerto, será a vez da palestra Perspectivas de aprendizagem de instrumentos de cordas na região, que abordará instrumentos da família do Violino: realidade na região, mercado musical: carência de profissionais, conscientização do estudo musical, particularidades dos instrumentos de arco e disciplina no estudo: Como elaborar um plano de estudo.
 
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
8h – Abertura e com a palestra: Prof. Isac Araújo (UERN)
– Perspectivas de aprendizagem de instrumentos de cordas na região.
 
9h – Exibição de Vídeo (Concerto)
 
9:30h – Intervalo
 
10h – Oficina com as Cameratas (Individual e coletivo)
 
11h – Ensaio da Camerata de Cordas
 
12h – Almoço
 
14h – Oficina com as Cameratas (Individual e coletivo)
 
15:30hh – Intervalo
16h – Ensaio Geral
 
19:30h – CONCERTO
PALESTRA:
Perspectivas de aprendizagem de instrumentos de cordas na região.
 
Mais informações:
3315-2126

Mário Gerson – Agecom/UERN