Nesta quarta-feira, 28 de setembro, o Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), localizado na cidade de Pau dos Ferros, comemora seus 40 anos de criação. A abertura da Semana de Planejamento Acadêmico do Semestre 2016.1, ocorrida no dia 25 de julho de 2016, marcou o início das comemorações.
O CAMEAM foi criado pelo Ato nº 15/76, de 28 de setembro de 1976, assinado pelo então prefeito de Mossoró/RN, Dr. Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia. O Campus de Pau dos Ferros aniversaria junto com a própria UERN, que hoje comemora seus 48 anos.
O Campus de Pau dos Ferros reúne uma comunidade formada por 2.164 alunos, 146 docentes e 34 técnicos. São ofertados 14 cursos com entradas regulares, sendo 09 cursos de graduação, 04 de mestrado e 01 de doutorado. Oferece, ainda, 05 cursos de graduação em programas especiais, em parceria com o PARFOR/CAPES, 02 cursos de graduação no Núcleo Avançado de Umarizal e mais 03 cursos de especialização, totalizando 22 cursos.
Com 5.345 egressos dos cursos de graduação, o CAMEAM se destaca também na formação de profissionais na pós-graduação: 342 especialistas em diversas áreas e 172 mestres formados nas áreas de Letras e de Ensino.
Em 2008, quando foi implantado o Mestrado em Letras, Pau dos Ferros foi a menor cidade do Brasil a ofertar um curso de Mestrado Acadêmico. Hoje com 04 Mestrados, 01 doutorado implantado e 01 doutorado interinstitucional (UERN/UFPE) em implantação, Pau dos Ferros se destaca no interior do Nordeste Semiárido como um Centro de Ensino Superior também no nível da Pós-Graduação que tem atraído alunos do interior do Nordeste e também de capitais como Natal e Fortaleza.
Um artigo, assinado pela Profa. Dra. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas, diretora do CAMEAM, e o Prof. Me. Jailson José dos Santos, vice-diretor do CAMEAM, detalha dados e informações sobre o Campus.
Confira: ARTIGO